noticias

Impostômetro atinge a marca de R$ 1,8 trilhão nesta quinta-feira (2/11), Dia de Finados, às 17 horas

Registro ocorre 26 dias antes do que em 2016

• 01 de novembro de 2017 - 11:33

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) bate a marca de R$ 1,8 trilhão na quinta-feira (2/11) – Dia de Finados – às 17 horas. O registro ocorre 26 dias antes do que em 2016, o que significa que os brasileiros estão pagando mais tributos em 2017.

“As receitas do governo já estão subindo acima da inflação, o que, combinado com o controle de gastos, começa a equacionar o ajuste fiscal. Ou seja, o ajuste fiscal de verdade está começando somente agora. O resultado é que o governo pode – e deve – abandonar qualquer plano de aumento tributário”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

O montante equivale a todo o dinheiro pago pelos brasileiros aos cofres da União, dos Estados e dos municípios em tributos (impostos, taxas, contribuições, multas, juros e correção monetária) desde o primeiro dia do ano.

Tributação de outro mundo

Entre os produtos mais tradicionais do Dia de Finados, destaque para a tributação do terço (41,25%), a maior de todas. Só rezando mesmo. Como dizia Benjamin Franklin, nada é mais certo neste mundo do que a morte e os impostos.

Outro produto que faz qualquer um cair duro é o vaso de flores. Na data em que o comércio de flores sobe consideravelmente, um vasinho de qualquer espécie chega a ter 40,62% de seu preço final destinado aos cofres públicos.

Para quem for acender vela para o ente querido neste Dia de Finados, a tributação é de 35,90%. A lista completa, levantada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT):

Fonte: ACSP